Bruno Giovanni

Desenvolvedor

Ferramentas de prototipação


Hey, povos!

Nesse post vou falar sobre ferramentas de prototipação que são muito úteis para validar possíveis soluções sem gastar muito tempo e, consequentemente, dinheiro.

Dando um overview no conceito, protótipos são muito utilizados para desenhar possíveis soluções e discutir os requisitos de forma mais abrangente com os clientes, patrões, etc. Podem ser feitos de várias formas, desde desenhos num pedaço de papel, digitais, através de softwares especializados, ou mesmo codificados de forma mais simples.

Vou citar algumas ferramentas de prototipação digitais que uso ou já usei nos meus trabalhos e que acho muito eficazes. Pra variar, todas são grátis =D (com opções pagas também para liberação de alguns recursos).

  • Adobe XD – esse é o que mais uso atualmente. Desenvolvido pela Adobe (até incrível ele ser de graça) é uma ferramenta muito completa, com recursos de navegação, rolamento de páginas, tudo para deixar o protótipo “vivo”.
  • Pencil – essa ferramenta é de wireframes. Não tem tantos recursos quando o XD, mas cumpre com o objetivo de exemplificar as soluções propostas.
  • InVision – essa ferramenta é muito boa! Tem os mesmos conceitos do Adobe XD, porém funciona na web. Tem todos os recursos necessários para prototipação e desenho. Tem uma versão para download também, o InVision Studio, mas só está disponível para Macs atualmente =/
  • Sketch – também disponível apenas para Mac, é uma ferramenta completa desenvolvimento de protótipos.
  • Caderno – convenhamos, naquela reunião gigante com seu chefe ou cliente, nada melhor que um caderno e um lápis para rabiscar telas e fluxos de informações.

Essas sãos as que já usei e uso atualmente. O Pencil costumava usar mais em trabalhos de faculdade e para projetos pessoais. Profissionalmente, uso o Adobe XD e o InVision por serem mais completos e robustos. O Sketch usei para um projeto na empresa que trabalho, afinal, só lá pra eu ter acesso a um MacBook. Já o caderno, ou folhas de papel em geral, é a todo momento.

Espero que essas ferramentas sejam úteis nos projetos de vocês!

Abraços!

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *